Pular para o conteúdo principal

Nota Fiscal Triangular.



Se você é produtorfabricante ou fornecedor de alguma mercadoria, em algum momento vai ouvir falar de nota de triangularização. Ela provem de uma operação que tem três agentes participantes. O fornecedor, adquirente original e o destinatário.  

O que é uma operação triangular? 
Esta se dá quando o adquirente da mercadoria ao comprar com o fornecedor, solicita a este que entregue a mercadoria diretamente ao seu cliente.  Isso agiliza o processo e facilita a logística comercial. 

Mas como fica a nota fiscal? 
Bem, o fornecedor precisa emitir duas notas fiscais. Uma para o revendedor e a outra para o cliente dele. A nota fiscal para o destinatário (cliente do adquirente original) é isenta de tributo, sua utilização é exclusivamente para fins de transporte. É uma nota de remessa. Importante ressaltar que na nota para o destinatário, em: informações complementares, é necessário informar o número da nota fiscal que foi emitida para o revendedor, por exemplo (adquirente original). 
E o adquirente original precisa emitir uma nota de venda para o seu cliente (destinatário). 


E o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)? 


No caso do fornecedor:  
-na nota para o adquirente original, se vender bens de produção, o CFOP a ser utilizado será 5.118/6.118. Se for venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, o CFOP será 5.119/6.119;  
-na nota para o destinatário, CFOP 6.923 ou 5.923. 
Já o adquirente original emitirá uma nota fiscal para seu cliente (destinatário) utilizando o CFOP 5.120/6.120 

Fique atento ao primeiro dígito do código: 

  • 5.000: saídas de mercadorias dentro do estado. 
  • 6.000: saídas de mercadorias para outros estados. 

Simples, não é? Quando ouvimos pela primeira vez, parece algo muito complicado. Mas agora você já sabe! Essa operação triangular é uma tendência, por minimizar custos e burocracia, e ter uma logística mais inteligente. 

Procura por um programa de gestão de empresas e emissão de notas fiscais? Conheça o Sistema Aivis, fácil, completo e com o melhor custo benefício. 

Venha para o Aivis, o melhor Sistema Online de Negócios 



Comentários