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Como Telefonista Deve Agir Ao Telefone. Dicas Importantes!

Como Telefonista Deve Agir Ao Telefone. Dicas Importantes!


Seja secretária, recepcionista ou atendente, uma hora ou outra será necessário
atender e fazer ligações, e no caso do profissional dedicado a isso, o telefonista, é
primordial que este saiba como falar ao telefone de forma profissional e formal,
demonstrando clareza e conhecimento das informações solicitadas pelo cliente.

Falar com um tom de voz médio e respeitador, usar expressões corretas e sem gírias e
ser atencioso, serão atitudes que demonstrarão o profissionalismo e uma etiqueta
correta do telefonista ao telefone. Veja agora, como o telefonista deve agir ao
telefone, com dicas importantes de etiqueta.

Preze Pela Formalidade E Profissionalismo

Desde o momento que atende até o momento que desligar o telefone, haja de forma
profissional e seja formal na maneira de tratar a pessoa do outro lado do fone.
Cumprimente com respeito, fale o nome da companhia e pergunte qual a necessidade
da pessoa.

Fuja de tratamentos íntimos como “meu amor”, “minha querida” ou “amigo”, pois
você estará em um âmbito formal e empresarial e precisa manter a descrição e
formalidade. Busque auxiliar em tudo para que a pessoa sinta que sua necessidade foi
atendida e nunca deixe de demonstrar paciência, respeito e gentileza.

Use Um Tom De Voz Moderado

Seja claro em tudo o que for dizer ao telefone e use um tom de voz que não seja muito
baixo, ao ponto da pessoa pedir constantemente para falar mais alto, e nem muito
alto, ao ponto de parecer que está gritando e transmitir a ideia de estar sendo
grosseiro.

Mantenha o tom moderado e se estiver em um local muito barulhento, se possível, se
retire e vá para um lugar mais silencioso. Além disso, o tom moderado também passa a
ideia de como está o estado de espírito, ou seja, se estiver irritado, a outra pessoa logo
perceberá, então procure ser gentil e manter a classe mesmo em conversas mais
nervosas.

Nunca Faça Várias Coisas ao Mesmo Tempo Enquanto Estiver ao Telefone


Comer, anotar um recado, dar uma olhada no e-mail e ainda falar com seu chefe e tudo
isso ao telefone, é sem dúvida muita coisa que pode atrapalhar muito...ainda mais
quando a pessoa ao telefone está falando algo muito importante.

Para não ficar sem entender o que o outro diz ao telefone e poder suprir sua
necessidade e informações com perfeição, a melhor dica é deixar de lado tudo o que
estava fazendo e ter seu foco voltado para esse momento. Além de demonstrar
respeito, também demonstra atenção e cuidado.


Cuidado Com Gírias E Expressões Costumeiras

No dia a dia é comum falar gírias com amigos e parentes e usar expressões
costumeiras como “meu deus” e “cara”, porém na hora do trabalho, exclua esse
linguajar e procure falar o mais correto e formal possível.

Gírias e expressões devem ser evitadas, pois passam falta de profissionalismo e foram
feitos para o uso em momentos mais irreverentes e não com possíveis clientes, por
exemplo. Então quando estiver ao telefone, evite o tom coloquial e valorize o tom
formal.

Anote Tudo E Nunca Confie Em Sua Memória

Nossa memória pode pregar peças na gente, e uma das maiores, é quando ouvimos algo ou achamos que ouvimos e transmitimos isso sem ter certeza, podendo causar uma grande confusão. Por isso anote tudo o que for dito ao telefone e sempre coloque o telefone da pessoa, o nome e o cargo, além de horário e data para não ter erro.

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