Pular para o conteúdo principal

Gestão da inovação, você sabe o que é?




Em tempos de crise é essencial pensar em algo para alavancar as vendas e nada melhor do que inovar. Já ouviu falar em gestão da inovação? 
Há quem diga que a gestão da inovação está em moda no empreendedorismo, mas longe disso, mesmo empresas maduras necessitam de gestão da inovação de modo a garantir seu crescimento e longevidade. Está área responsável pelo gerenciamento de inovações de ideias é muito importante em qualquer negócio há tempos.

Inovar não é só criar ou reinventar simplesmente, é inventar de forma responsável, com estratégia, recursos e ferramentas. A gestão da inovação é um processo contínuo, que consiste em identificar oportunidades tecnológicas, sociais e de mercado, para que a empresa seja capaz de se reinventar  ter algo novo para oferecer. Estenda o processo de inovação, envolva seus fornecedores e clientes, de modo a reduzir riscos, compartilhar ganhos e assim acelerar o retorno sobre os investimentos.


Fases do processo de inovação

- Identifique oportunidades, riscos de mercados, tecnologias eficazes e monitore a concorrência. 
- Pense em novas ideias, fique atento a insights, e faça esboços para possíveis projetos e produtos/serviços. 
- Filtre suas ideias. Fique uma semana sem pensar nelas, após este período volte e observe se elas são mesmo boas, se precisam de uma adaptação ou se devem ser descartadas. Só devem sobreviver aquelas que de fato são realizáveis.
- Agora vamos lá, chame sua equipe e apresente suas ideias, mostre seus argumentos. É importante que isto ocorra num clima descontraído e saudável. 
- As ideias selecionadas, devem se transformar em projetos, os quais devem ser executados com cautela, seriedade e eficiência. 

 Existem várias atividades para estimular a inovação e criatividade e ela pode surgir também dentro da sua empresa. Pode vir de funcionários, amigos ou colaboradores em geral. 

É necessário que a empresa acompanhe e avalie de forma constante se as ações e ferramentas implementadas estão de fato convertendo em resultados positivos. É pertinente que os envolvidos se atualizem e façam redirecionamentos sempre que necessário, pois a inovação é mutável, assim, o que hoje pode ser inovador, amanhã pode já não ser.

Inovar tira seu negócio da inércia e pode gerar novas soluções, alavancar vendas e até a criação de novos produtos/serviços. É importante que a gestão da inovação ocorra de forma organizada para que os resultados façam a diferença em sua empresa.
Busque sempre ferramentas e parceiros que gostem e fazem da inovação uma forma de conduzir seus negócios. O Sistema de gestão é um bom exemplo disso. Veja como seu sistema de gestão te ajuda a vender mais, a organizar a sua empresa e a surpreender os seus clientes. Não se esqueça, de que se você não preocupado com isso, o seu concorrente está, e certamente os seus clientes também.   


Comentários