Pular para o conteúdo principal

Dicas para tirar sua empresa do vermelho





Altos impostos, crise na econômica, falta de experiência, são alguns fatores que podem levar os negócios para um caminho ruim e fazer pensar se o melhor seria fechar as portas. Mas existe alguns métodos que podem ajudar você a sair do vermelho e manter sua empresa. O primeiro passo é admitir que as coisas não estão indo bem. Depois fazer uma planilha com as despesas e receitas de sua empresa, mas é importante ser honesto consigo, não deixando passar nada, cada centavo que sai e que entra faz diferença. Caso as contas pessoais estejam relacionadas ao negócio é valido fazer uma planilha para estes gastos também.
Essa organização lhe permitirá analisar se alguns gastos podem ser substituídos por outros mais baratos e observar se há gastos excessivos ou desnecessários.

Com uma visão clara das entradas e saídas, os próximos passos são:

- Integração: Sua equipe, por estar mais próxima de seus clientes, pode saber exatamente o que eles tem buscado, logo o que seus funcionários tem a dizer é muito significante para a satisfação de seu clientes.
É importante também conscientizar seus funcionários do momento pelo qual a empresa está passando, para que todos contribuam tanto na economia de material, quanto no empenho para conquistar mais clientes. É fundamental a integração de todos na empresa, principalmente em um momento de crise. Há necessidade de um entendimento completo das contas, fluxo de caixa, perspectivas de despesas e receitas. Crie metas e marque reuniões periódicas;

- Ouça seus clientes: Para melhorar sua empresa é imprescindível saber o que seu cliente quer, o que ele busca, se está satisfeito e o que você pode mudar para atendê-lo melhor. Use as redes sociais para isso; ouça e reflita, talvez seja interessante mudar de atitude;

- Defina as prioridade: Veja se é possível fazer alguns cortes no orçamento, elimine tudo que for considerado desperdício. Reduza os gastos com energia, água e telefone. Materiais do dia a dia, como copos descartáveis, papel e materiais de escritório também devem ser reduzidos. Se preciso, por mais incomodo que seja, diminua também o número de funcionários. Muitas vezes ter um prestador de serviço terceirizado para alguma função, geralmente é mais barato e mais eficaz, do que manter um funcionário que não seja empenhado;

- Renegociar Dívidas: Caso não esteja conseguindo nem mesmo arcar com as dívidas contraídas, negocie com os credores uma condição que lhe possibilite estender os prazos e saldar a dívida da forma que ela caiba no orçamento da empresa; 

- Empréstimos: Seja cauteloso, pense se realmente é necessário pegar um empréstimo, e se tomar esta decisão, analise muito bem as condições antes de concretizar tal ação. Não se esqueça que a finalidade é sair do vermelho, salvar seu negócio e não endividá-lo ainda mais;

Gestão

Passado o período de turbulência, organize-se para que você não passe por este momento novamente. Planeje para garantir a saúde de sua empresa, ter um software de gestão é um grande diferencial, pois ele é uma ferramenta útil na atualização, análise e armazenamento dos dados de sua empresa. 
O Aivis é um sistema integrado de gestão em nuvem com: Gestão Completa - Contas a Pagar e a Receber, Vendas, Estoques, Cadastros, etc;  Emissão e gestão de NF-e e NFC-e; Emissão de boletos para diversos bancos;  Controle Bancário; Frente de Loja rápido e em qualquer dispositivo; Geração de relatórios gráficos e profissionais; Comunicação interna, organizando e estimulando a comunicação da sua empresa;  Organiza seus compromissos através de uma agenda integrada; Cadastre seus clientes, fornecedores, fabricantes, vendedores, funcionários, produtos e muito mais.



Comentários