Pular para o conteúdo principal

Transforme o evento da Copa do Mundo em oportunidades para o seu negócio.




A Copa do Mundo está chegando e você ainda tem tempo para aproveitar o embalo e transformar o momento em uma oportunidade para a sua empresa. E não se trata de vender produtos relacionados ao evento direta ou indiretamente, mas sim, de fortalecer os relacionamentos e a satisfação dos funcionários e clientes. Esse é um bom momento para melhorar o ambiente de trabalho, assim como divulgar uma imagem positiva que certamente vai causar um impacto significativo na visão que seus clientes constroem do seu negócio.



Planejamento

É fundamental estimular um clima de entusiasmo e união. Para isso, crie um diferencial com apelo temático e incentive todos a usar. Podem ser camisas personalizadas com as cores da bandeira brasileira, bandanas ou chapéus, botons ou pequenos detalhes. Quanto mais visível, melhor. Uma artimanha é usar o fantasma da superstição. Isso vai descontrair e estimular para que todos estejam devidamente em sintonia. Se for uma loja, faça uma decoração e reforce o clima. Claro que você precisa saber como desenvolver tudo isso de forma coerente e em harmonia com o tipo de negócio e com a política da sua empresa.



Oportunidade

Como o primeiro jogo do Brasil acontece em um domingo, combine com os seus colaboradores para que enviem uma fotografia usando o item personalizado. Nos jogos seguintes, assistam as partidas juntos dentro do possível, e tire uma fotografia com todos reunidos. Lembre-se, nada de exageros! Crie um mural virtual no facebook, instagram e em outras mídias sociais e divulgue. Cuidado com frases de efeito, na maioria esmagadora das vezes, fica bobo ou pretensioso. Outro cuidado importante, é com o bolão entre os funcionários. Sempre que existirem vencedores, terão perdedores e isso, poderá criar conflitos. Use o bom senso.


Nas redes sociais fique atento e retorne todas as mensagem de clientes, amigos e parentes. Provavelmente os seus concorrentes nada farão. Eles estão com o automático ligado e provavelmente se limitarão a assistir os jogos ou algo assim. Por outro lado, sua empresa poderá aproveitar o momento festivo para aproximar e melhorar o relacionamento interno e ainda construir um diferencial para a visão dos clientes.

Essa é uma ação conhecida e muito utilizada por empresas com departamentos de marketing, e aquelas mais atentas ao mercado. A novidade aqui, fica por conta das redes sociais. O direcionamento principal deve ser voltado para uma divulgação que aparenta ser espontânea, mas é cuidadosa, planejada e tem um objetivo bem definido.



Resultado

Esse tipo de ação de marketing é interessante para fortalecer e criar identificação da sua 
marca com o seu cliente por um custo muito baixo. O que parece ser uma simples confraternização de uma empresa, pode se transformar em uma divulgacão poderosa que vai gerar frutos em um período breve. De quebra, ainda vai elevar o ânimo dos seus colaboradores e promover mais integração.

Momento

Claro que sabemos que o momento é delicado e que o Brasil vive uma crise de credibilidade e, com a seleção brasileira, não seria diferente. Independente disso, somos um povo forte, que ama o futebol e, provavelmente, mesmo aqueles que nutrem algum desgosto pela Copa do Mundo, podem ceder conforme o Brasil avançar, principalmente se chegar a final do mundial. Vencer uma Copa do Mundo é economicamente muito bom para o país.



Conclusão

Ainda dá tempo e, mesmo que não seja para o primeiro jogo, essa é uma ação que sempre traz resultados positivos. Este é um bom momento para divulgar seu negócio nas mídias sociais e, oportunidades como essa, não ocorrem o tempo todo. Surpreenda seus clientes e seus colaboradores, e fortaleça sua marca com pequenas ações sempre que possível. É mais fácil, barato e duradouro. Se você tiver uma ideia original para aproveitar esse e outros momentos de mobilização, não deixe de fazer a ação e medir os resultados. O retorno virá a médio e longo prazo e, certamente vai te surpreender.



Comentários