Pular para o conteúdo principal

Por que devo formalizar o meu negócio?





Grande parte das empresas brasileiras nascem e permanecem na informalidade, seja por: medo de pagar impostos, burocracia ou  falta de informação. Porém, começar desta forma não é um bom caminho para quem quer ser um empresário bem-sucedido.Em nosso país todo cidadão que exerça alguma das quase 500 atividades relacionadas nas resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional pode ser microempreendedor individual e formalizar o negócio, desde que seu faturamento anual não ultrapasse R$ 60 mil.

Quem se formaliza, além dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), na Junta Comercial e na Previdência Social, também vai usufruir de vantagens previdenciárias como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade, além de contar com a segurança do Estado e ter acesso a  linhas de crédito, proteção legislativa e incentivos fiscais.

A ilegalidade no negócio apresenta diversos riscos, os gastos podem ser ainda maiores do que ter uma empresa funcionando dentro da lei. Multas com valores altos, a falta de benefícios e incentivos fiscais, além de ter seu patrimônio desprotegido são apenas alguns dos perigos de não estar legalizado. A burocracia de formalizar uma empresa  acaba desanimando muitos empreendedores, porém os muitos benefícios e vantagens, que uma empresa legalizada oferece é incentivador.

Alguns riscos da informalidade

Fisco - um negócio ilegal sonega obrigações fiscais e, consequentemente, o empreendimento poderá sofrer uma série de sanções, como possibilidade de levar uma multa alta;

Falta de competitividade - a dificuldade na hora de concorrer com outros negócios que já estão registrados; Sem um negócio formal, não será possível emitir nota fiscal. Você pode até prestar um excelente serviço ou ter um ótimo produto, mas há clientes, que costumam trabalhar apenas com quem disponibiliza a nota. Consequentemente muitas oportunidades serão perdidas.

Há também a possibilidade de ter sua mercadoria apreendida durante uma fiscalização e, assim, ter todo o dinheiro investido nela perdido.
A limitação do crescimento da empresa, uma vez que não pode solicitar qualquer apoio econômico por parte dos bancos e demais operadores de crédito.
O risco iminente de fechar suas portas caso "bata a fiscalização", desta forma, não é uma boa ideia arriscar na informalidade. 

Algumas vantagens de ter uma empresa formalizada

O direito à previdência social - uma empresa legalizada permite o recolhimento dos valores relativos a direitos trabalhistas e tributários, evitando ajuizamento de demandas trabalhistas e pagamento de multas desnecessárias
Benefícios sociais - a contribuição ao INSS, traz a você e sua família benefícios sociais do INSS, como direito a aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão. 
Condições especiais - a compra de matéria-prima, insumos, produtos para revenda ou até mesmo maquinário industrial é mais simples para empresas legalizadas pois alguns fornecedores oferecem condições especiais de pagamento para negócios com CNPJ.
Participação em licitações - um dos maiores compradores do mercado – tanto de materiais quanto de serviços – é o Poder Público. Quase todos os processos de compra são feitos por meio de licitações, nos seus mais variados tipos, desde a cotação até a finalização do negócio. Para que a empresa possa se candidatar às licitações, ela deve ter seu CNPJ regularizado e recolher impostos e estar contribuições previdenciárias em dia. 
Financiamento - existem várias linhas de crédito disponíveis, que oferecem condições especiais, como juros menores e maior tempo para quitação para uma empresa legalizada. Além disso o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES),  oferece linhas de crédito exclusivas aos micro e pequenos empreendedores
Nota Fiscais - a emissão da nota fiscal garante ao cliente a confiança no trabalho de sua empresa; além disso,é por meio desse documento que se comprova estar em dia com o pagamento de todos os tributos exigidos na transação, evitando, assim, multas ou qualquer outro tipo de sanção por parte dos órgãos reguladores. Porém, para emitir o documento,  a empresa tem que ter um CNPJ, logo tem que estar formalizada.
Planos Empresariais - empresas formalizadas têm acesso a planos de telefonia fixa, celular e internet muito mais vantajosos.

Sendo assim, ao analisar e observar as inúmeras vantagens que a formalização pode trazer ao seu negócio a comodidade da informalidade pode ser uma grande cilada. Visto uma série de riscos que o seu negócio irá enfrentar.

Por fim, a regularização do empreendimento auxilia no aumento da confiança de seus clientes e fornecedores, uma vez que notas fiscais poderão ser emitidas, garantindo os direitos de terceiros. Não deixe que a informalidade impeça que o seu negócio floresça, legalize sua empresa, este pode ser o primeiro passo para a criação de um grande empreendimento.


Conheça o Sistema Aivis

    


Comentários