Pular para o conteúdo principal

Fan page ou Site ?




Divulgar seu negócio na internet atualmente, mais do que uma excelente ideia, é indiscutivelmente essencial, afinal, estamos falando de um dos maiores meios de comunicação e divulgacão do mundo.
As formas mais comuns de estar presente no mundo virtual é através de Websites e fan pages no Facebook. Porém, qual delas devo criar para o meu negócio, fan page ou site?
Elas podem ter semelhanças, mas cada uma tem sua proposta agregando valor para a sua estratégia de marketing e te destacando da concorrência de maneiras distintas.

FAN PAGE

Quase todo mundo tem um perfil no Facebook (2.2 bilhões de usuários), o que torna a ideia de criar uma fan page nesta plataforma muito interessante, devido ao seu alcance. As fan pages são canais de comunicação muito valiosos para empresas. É como se você tivesse um espaço na TV, jornal ou rádio, mas com opção gratuita e um alcance muito maior do que qualquer outro veículo.
Por meio dela, é possível divulgar seus produtos e serviços e, principalmente, estreitar o relacionamento com seus clientes através de conteúdos relevantes e interessantes. Fotos, vídeos e textos são apenas alguns dos conteúdos que você pode compartilhar através da sua página. Além disso, é possível fazer tudo isso de forma gratuita.
Através de uma fan page é possível impactar pessoas que talvez não chegassem até você pelo Google. Ela pode potencializar aquilo que já foi postado no site, funcionando como um canal que apresenta a mais pessoas algo que pode ser valioso para elas. É interessante também o uso de links que sejam pertinentes ao negócio em que a empresa atua e o uso pontual de memes associados a sua marca e que tenham alto potencial de viralização.

Mas nem tudo são flores, visto que você fica sujeito às regras do Facebook e estas podem mudar a qualquer momento, atrapalhando toda sua estratégia. Também não é possível personalizar totalmente a página, não permitindo que ela tenha a cara da sua empresa. Você fica praticamente  restrito a imagem da capa.
O Facebook é uma rede de entretenimento, então deve-se ter cautela nas postagens, para interagir com os clientes. Não sendo atraente só vender.
Outro ponto desfavorável é que as postagens são organizadas conforme a data de publicação, por isso, tendem a desaparecer da timeline com o tempo. Sendo assim o que você publicou hoje dificilmente será encontrado pelo usuário depois de algum tempo, a não ser que ele procure muito. Com a redução do alcance orgânico pelo Facebook então, cada vez menos "fãs" vêem sua publicação.
Em resumo, a fan page é fácil de criar, simples e rápida de gerenciar. É gratuita e quase todo mundo tem uma conta no Facebook, sendo assim, a visibilidade da fan page pode ser considerável. Mas há um limite na personalização: design, domínio e funcionalidades. E as informações se perdem com facilidade na linha do tempo.

SITE

O site vai apresentar sua empresa para o mercado. É nele que o cliente pesquisa e conhece melhor o seu negócio, pois é possível divulgar valores, expor produtos e oferecer serviços. Um site bem feito pode trazer novos clientes e fidelizar os que você já tem. Nele você tem uma organização melhor sobre as informações da sua empresa, detalhes sobre produtos ou os serviços oferecidos. Pode personalizar a sua maneira, deixando com a cara da sua empresa e fazer brilhar sua marca.
Existe o custo em contratar um profissional para cria-lo, a necessidade do pagamento de um domínio e a manutenção, assim como um serviço de hospedagem, mas o site, supre tudo aquilo que as redes sociais deixam passar.

SITE OU FAN PAGE

Ao analisar que um complementa o outro, o ideal é ter os dois pois o site, é a forma de comunicação principal, enquanto que fan page amplia o número de pessoas que terão acesso ao seu site.
O marketing digital deve ter várias frentes, visto que uma complementa a outra.




Conhe
ça o Sistema Aivis

    



Comentários