Pular para o conteúdo principal

A lei de Pareto. Como focar para ter os melhores resultados!






Na vida real e no mundo dos negócios, nada é igual, e compreender isso, é a base para tomar as decisões certas. Aos poucos, desde a infância, as ações vão entrando em um ciclo automático e não damos conta de que estamos dando importância igual para todo tipo de problema. É como uma armadilha que nos mantém ativos e ocupados nos distanciando das melhores oportunidades de sucesso em nossos negócios. Nos tornamos formigas, fazendo as mesma coisas todos os dias e sempre. O jogo, não premia quem faz mais, mas quem faz bem feito as ações mais importantes. 

Bons empreendedores não se deixam levar por listas ou centenas de emails disfarçados como prioritários. Eles conseguem focar no que é realmente essencial. Se utilizam de uma visão clara do que é prioridade e trabalham para fazer antes o que a maioria só vai tentar depois.  Existe uma diferença entre o que você acha que deve fazer, e o que realmente vai te catapultar dia após dia para resultados surpreendentes. Então, como saber o que é mais importante para fazer a cada momento de seu dia?

O principio de Pareto

Joseph M. Juan, hoje reconhecido como um dos principais nomes da criação do conceito de desenvolvimento de qualidade na estratégia empresarial, estudou o divulgou um estudo de Vilfredo Pareto que demonstrava ser uma verdade universal o fato de que uma pequena quantidade de causas cria a maioria dos resultados. É o famoso 80/20, 80% do seu sucesso vem de 20% dos seus esforços, isto é, as coisas não são iguais. O esforço selecionado cria a maioria dos resultados.

O empreendedor precisa identificar os 20% ou 30% que realmente merecem seus maiores esforços e se for bom mesmo, ainda vai chegar ao 20% dos 20% = 2%, mas isso seria um extremo. Importante ressaltar que as outras tarefas também tem valor, mas a questão aqui é foco e investimento. 

Como chegar a 80/20

Comece fazendo uma lista de tudo que você precisa ou precisará fazer em um período de tempo definido. Tente ser bem especifico mesmo que isso leve algum tempo e fique gigantesco. Depois disso, tente criar uma escala e atribuir um valor, avaliando a importância, para cada item. Veja o que sobra e reavalie. O ideal é chegar a uma escala de 80/20 ou menos e focar suas ações. Se você chegou, por exemplo, a 20 ações em um dia e aplicou o principio de Pareto 80/20, vai chegar a um resultado e 5 para focar. Significa que, o seu tempo, precisa ser organizado para atender 15 tarefas bem rapidamente para que as 5 eleitas, possam ter a atenção e gerar os melhores resultados, potencializando suas ações como um todo. 


Dicas rápidas:

- Seja Simples 
Normalmente não adianta desenvolver ações ou ideais mirabolantes. Comece do mais simples, será mais fácil focar e escalonar o resultado. Siga a visão do dominó pequeno que derruba o maior e assim por diante;

- Priorize
Essa é a regra de ouro. Saber priorizar as ações que efetivamente vão desenvolver os melhores resultados. Essa regra, vale para tudo, até mesmo para nossas vidas. Você pode começar a observar, listar e priorizar as atitudes, e focar seu tempo para ter os melhores resultados.

- Nem tudo precisa ser feito
Mais do que priorizar, existem ações que nem precisaríamos fazer. Muitas vezes podem aparentar ações essenciais, mas lá na frente percebemos que não era tão importante assim. Essa armadilha pode ser evitada em planejamento e foco no que realmente importa. A regra do 80/20 pode ser aplicada também em projetos e planejamentos. 

- Tente chegar ao extremo
Acertar o alvo com um só tiro. Esse sempre deve ser o objetivo em qualquer fase dos processos em todos os negócios. É trabalhoso, requer administrar conflitos, mas quando alcançado, vira um trampolim que leva rapidamente para um nível elevado, um após o outro. 


Focar no que é mais importante. Saber que nada é igual e priorizar aquilo que pode dar melhores resultados em um curto espaço de tempo. Essas devem ser ações constantes e diárias na vida dos empreendedores. A verdade é que o cenário mais comum não é assim. O que normalmente vemos, são os dias passando e as tarefas sendo feitas como um eterno esvaziar de mesas e listas. Um piloto automático que não prioriza e não faz mais do que o básico, o suficiente, o mínimo necessário. Fique atento e foque sempre.  


Conheça o Sistema Aivis

    


Comentários