Pular para o conteúdo principal

Como andam as finanças da sua empresa?


Muitos empresários concentram-se tanto na produção e venda de seus produtos que acabam esquecendo de se empenharem na organização financeira de seu negócio. Com isso, acabam perdendo o controle do fluxo de caixa e, dependendo do tamanho da empresa, acabam cometendo um erro gravíssimo para a vida útil do negócio ao confundir o capital da empresa com o capital pessoal dos sócios. E por conta destes erros, muitas empresas fecham as portas nos primeiros 3 anos de funcionamento.
Mas quais atitudes um empresário que quer obter sucesso em seu empreendimento pode ter para controlar suas finanças e lucrar mais?
Bom, ter organização e disciplina é fundamental para uma boa administração, mas temos também alguns passos importantes a dar para melhorar a vida financeira de seu empreendimento.

Estudando a situação atual

Primeiramente deve-se fazer uma análise da situação atual em que se encontra sua empresa, o valor de venda dos produtos e serviços, os gastos diretos e indiretos necessários para a produção, gastos com funcionários etc. Fazer um balanço do preço do produto e dos gastos é essencial para se ter um controle e obter o lucro esperado.
Após um levantamento detalhado, é sempre importante traçar metas, desenvolver um plano de negócio para dar um direcionamento ao empreendimento e o devido foco nos processos a fim de obter um maior controle sobre as atividades da empresa.

Vida financeira independente

Muitos empreendedores ao iniciar seu negócio cometem um erro simples, mas que pode acarretar na perda de lucro, no descontrole financeiro e até na falência de sua empresa. É a confusão entre a vida financeira pessoal dos sócios com a do empreendimento.
É essencial que tenha-se uma conta própria para sua empresa , organizando os percentuais de retirada para compra de matéria prima, pagamento de funcionários e pro labore e gastos em geral, jamais devendo ser confundido o capital empresarial com o capital pessoal.

Ter um bom sistema de gestão

Por fim, ter o controle de todas as áreas de sua empresa e a possibilidade de ter uma visão unificada dessas áreas, e o devido controle financeiro é primordial para o bom funcionamento do seu negócio, e para isso, um bom sistema de gestão torna-se essencial. Escolher um sistema simples de utilizar, que te disponibilize as ferramentas necessárias para o bom funcionamento da empresa, controle de estoque, fluxo de caixa, relatórios dentre outras funcionalidades importantes. É essencial para se obter o sucesso esperado e conseguir colocar em prática todo o plano de negócio elaborado e as próximas atitudes necessárias para obtenção dos resultados esperados.


Sistema Aivis de gestão

Com o Sistema Aivis você vai economizar tempo e organizar o seu negócio. Notas Fiscais (NF-e e NFC-e), Contas a Pagar e a Receber, Relatórios, Boletos, Cadastros, Controle de Estoque, Fluxo de Caixa, Frente de Loja e muito mais, em um sistema fácil de usar, multidispositivo (celular, tablet e no computador) e multiempresas (várias empresas com uma só conta). Grátis por 15 dias para você experimentar. Venha para o Aivis, o melhor sistema online de negócios.




Comentários