Pular para o conteúdo principal

Formando equipes de sucesso

Ponderando conflitos


Em 12 de junho de 1991, Michael Jordan ganhava junto ao Chicago Bulls seu primeiro campeonato na NBA. Após anos acumulando vitórias, esse exímio jogador de basquete, dono de talentos excepcionais, quando questionado sobre seu desempenho nas partidas, nunca deixou de enfatizar o incrível trabalho em equipe realizado pelo time para atingir o resultado esperado.
Além de ser um célebre acumulador de títulos, Jordan tornou-se o autor de uma das frases mais utilizadas em trabalhos motivacionais para equipes de todos os tempos, ao dizer, quando indagado sobre suas vitorias, que “o talento vence jogos, mas o trabalho em equipe ganha campeonatos”.
Como grande líder que era, Michael sabia a importância da formação de uma equipe eficaz e da necessidade de conhecer e trabalhar com todos os membros do time, ressaltando suas especificidades e talentos de forma estratégica e inteligente para obtenção dos melhores resultados.

A formação de uma equipe eficaz no ambiente empresarial

Dentro de uma empresa, não poderia ser diferente. Num cenário mundial globalizado e com uma concorrência acirrada, torna-se cada vez mais necessários em um ambiente competitivo a formação de equipes eficazes para um acompanhamento mais ágil dessas mudanças mercadológicas e da formulação de soluções mais construtivas para os conflitos e problemas do negócio.
Só que criar uma equipe no ambiente de trabalho, é como formar um time para vencer um campeonato, é necessário muita dedicação e tempo, pois uma equipe não é apenas um grupo de pessoas que se une, mas sim uma complexidade de culturas, personalidades e ideias que necessitará de um bom líder para gerenciar e enfatizar o que cada membro possui de melhor e pior, além de ponderar e conciliar as especialidades individuais à uma visão coletiva.

A necessidade de um bom líder

Assim, para gerir pessoas com liderança e formar uma excelente equipe é necessário analisar os perfis e especialidades dos possíveis integrantes de forma que um complemente outro. É também imprescindível para a eficácia da equipe, que seus membros sejam pessoas que lidem bem com problemas e
desafios, se comuniquem, tenham estabilidade e cumpram regras e procedimentos.
A equipe para se destacar deve tomar decisões explorando o problema e suas causas, por isso a participação de todos os seus membros de forma equilibrada e justa é importante neste processo, devendo todos manifestarem suas ideias para que sejam analisadas e utilizadas de forma benéfica.

Ponderando conflitos

Desavenças sempre irão surgir como em qualquer relacionamento humano, porém num ambiente competitivo, o ideal é que esses conflitos sejam apenas de tarefa, de complemento e questionamento de ideias, o que seria até saudável, mas jamais levados para o lado pessoal, para não prejudicar as negociações ou abalar a confiabilidade entre os membros.

Uma análise final

Um bom trabalho em equipe é essencial para o crescimento de uma empresa nos tempos atuais, por isso é fundamental o investimento em capital humano, pois um trabalho realizado em conjunto, com planejamento adequado e estratégico, confiança e o devido procedimento, possibilita muito mais o cumprimento de metas em curto prazo, auferindo vantagem competitiva e agregando valores aos negócios para alcançar o primeiro lugar nas disputas de mercado.

Comentários